sábado, 29 de março de 2008

Feliz aniversário...





...meu querido Toni. Hoje é o teu dia, na companhia dos entes queridos, vais celebrar este dia apesar de tudo o que atormenta. Tem fé que tudo se resolve mas, hoje é dia de festa e vais te alegrar um pouco para passares bem o dia, ok?!
Que este dia seja repleto de tudo o que de bom anseias.

Muitos beijinhos!!!

quarta-feira, 26 de março de 2008

Bolo de frutas

Já vos tinha mostrado esta foto, que foi o meu bolo de aniversário. Não podia deixar de partilhar a receita convosco, isto porque estava uma delícia, até a mim me surpreendeu...
Então aqui vai...
Para a massa:
6 ovos, claras separadas
3 chávenas farinha trigo
3 chávenas açúcar
1 chávena água
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda alta de cerca de 30 a 35 cm.
Na batedeira, bata muito bem as claras em neve com uma pitada de sal. Em seguida, reduza a velocidade e junte o açúcar, as gemas, a água e a farinha, sem parar de bater até incorporar tudo.
Leve a cozer por 30 a 40 minutos.
Nota: Não é necessário fermento.
Podem rechear e cobrir a gosto, neste caso, cortei o bolo em três partes humedeci com sumo de laranja(era o que tinha, mas podem pôr outra coisa) coloquei natas e doce de framboesa. Cobri só com natas, amêndoa laminada(ligeiramente torrada) e frutas.
Se experimentarem, não se vão arrepender...
Bom apetite!!!

terça-feira, 25 de março de 2008

Tarte de frango

Ingredientes:
1 embalagem massa quebrada fresca
2 peitos frango
1 cebola
2 dentes alho
azeite q.b.
bacon embalado em tirinhas(comprei no mini-preço)
1 pacote natas PARMALAT
2 ovos
1 colher(sobremesa)massa pimentão
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Forre a tarteira com a massa quebrada e, reserve. Refogue a cebola e os alhos picados no azeite, junte os peitos de frango cortado às tiras, o bacon e a massa de pimentão. Deixe refogar uns minutos com a panela tapada. Retire do lume e coloque o preparado na tarteira. Entretanto, bata os ovos e junte as natas, mexa bem. Junte ao preparado anterior. Ligue o forno a 180ºC e leve a cozer até ficar lourinha.
Bom apetite!!!

quarta-feira, 19 de março de 2008

Homenagem

Deixo aqui estas flores, lindas de tão simples, em gesto de carinho para com o Sr. Carlos Miranda que infelizmente não conheci mas, teria adorado conhecer. Hoje 19 de Março, dia do Pai, como deve estar a ser difícil para a nossa querida amiga Isabel(cozinhar com os anjos) passar este dia sem o seu querido pai entre os familiares. Por isso AMIGA, deixo-te um grande abraço e votos de uma santa Páscoa na companhia dos teus e muita força para seguires em frente. Beijinhos.

Deixo um grande beijinho para o meu pai e um feliz dia para todos os pais do mundo. Fiz este bolo-rei para oferecer ao meu pai, uma vez que ele não aprecia muito doces mas, este ainda vai comendo...
Votos de santa Páscoa para todos os que me visitam.
Beijinhos.




terça-feira, 18 de março de 2008

Folares secos

Ingredientes:
10g fermento padeiro
350g farinha
60g açúcar
2 ovos
2 c.(sopa)banha(pus manteiga)
sal
1 pitada erva-doce
1 c.(chá)canela em pó
1 dl água
manteiga para untar
farinha para polvilhar
2 ovos para pincelar
Preparação:
Esfarele o fermento de padeiro e dissolva-o em 2 colheres de sopa de água morna. Coloque a farinha sobre a bancada da cozinha e abra uma cavidade ao centro. Preencha com o fermento, o açúcar, os ovos e a banha amolecida. Amasse muito bem, até todos os ingredientes serem completamente absorvidos. Adicione o sal e aromatize com a erve-doce e a canela em pó. Aos poucos, vá juntando a água. Amasse até a massa se soltar das mãos. Coloque-a num recipiente grande e deixe levedar durante 2 horas, num local quente e seco. Passado o tempo referido, retire pequenas porções de massa e dê-lhes o formato de bolas. Coloque-as num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha, espaçando-as entre si. Faça um corte, em forma de cruz no topo de cada uma. Pincele a superfície com os ovos batidos e leve ao forno, à temperatura de 185ºC, durante cerca de 25 minutos. Depois dos bolinhos cozidos, retire do calor e deixe arrefecer un pouco, antes de servir.
Nota:Como não aprecio muito os folares grandes com ovos cozidos, encontrei esta receita simples que aqui partilho com vocês. Só fiz um corte, como podem ver na foto, e as bolinhas fiz mesmo pequeninas para serem mais gostosas. Ficaram pouco doces mas, muito saborosas.
Aconselho.Bom apetite!!!

sábado, 15 de março de 2008

É tempo de...

... pão-de-ló. Pois bem, deixo-vos aqui esta foto com cherinho a Páscoa que, além de outras coisas, é o que faço nesta altura. Pois é, para muitos começam as férias e para mim trabalho a dobrar, é o que tem esta profissão sobra pouco tempo para divertir.
Beijinhos!!!

Lasanha de salsichas frescas

Ingredientes:
800g salsichas frescas
1 cebola
2 dentes alho
1 dl azeite
1 dl vinho branco
1 raminho salsa
2 dl natas
sal, pimenta
500g folhas lasanha
2,5 dl molho béchamel compra
150g queijo mozarela ralado
salsa para decorar
Preparação:
Corte uma das extremidades às salsichas e aperte-as, de forma a extrair a carne da pele que a envolve. Aloure a cebola e os alhos, ambos picados, no azeite. Junte o vinho e, após ferver, acrescente a carne, a salsa picada e as natas. Tempere com sal e pimenta e cozinhe por 10 minutos. Num recipiente refractário, disponha alternadamente camadas de preparado de carne e de folhas de lasanha. Regue com o molho béchamel e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno a 200ºC para gratinar e sirva decorado com salsa.
Nota:A salsa usei de frasco; o béchamel, não comprei, fiz em casa e em vez de o pôr no fim como diz a receita alternei com a carne e a lasanha; acrescentei azeitonas recheadas com pimento entre as camadas para dar mais sabor.

Podem ver como se faz o béchamel aqui.
Sem dúvida que esta receita, entre outras, é para repetir. Bom apetite!!!

sexta-feira, 14 de março de 2008

"Melhor solução"

Já, que de momento não podemos fazer mais nada, o melhor é deixar o futuro nas mãos de DEUS. Os exames estão marcados, as consultas também e, se não houver nenhuma alteração a nível da saúde, mantém-se esta vigia para qualquer anomalia que, se DEUS quiser, não irá acontecer.
Haja pensamento positivo e aprendizagem com tudo isto.
Beijinhos

quarta-feira, 12 de março de 2008

De volta...


... ao médico. Depois da médica de família e, de esta consulta ter sido adiada, meu querido Toni está de volta, desta vez ao especialista de neurologia. Vai ser, novamente, confrontado com mais exames e talvez buscar algumas respostas a tantas perguntas que ambos temos...
Sem esquecer, que esta situação passou a fazer parte das nossas vidas, com a qual, meu marido não se conforma mas, é a realidade.
Meu amor, tens-me a mim e toda a tua família, por isso não estás só. Força!

sábado, 8 de março de 2008

Parabéns...

... a mim!!! Pois é o tempo passa sem dar-mos por ele, ficamos velhotas num ápice...
Este ano festejo com todas vós e com este cantinho...
Beijinhos.

sexta-feira, 7 de março de 2008

O mundo é...


... nosso!!! Ainda existe quem pense que não mas, é a mais pura verdade.
Como dia 8 de Março é Dia Internacional da Mulher deixo ficar estas flores para todas as mulheres de todo o mundo por isso, meninas sintam-se as maiores, que já o são, e tirem todas uma flor.
Feliz Dia da Mulher!!!

Compota de pêssego


Ingredientes:
8 pêssegos maduros
450g açúcar
2 dl água
Preparação:
Escalde os pêssegos e pele-os. Corte-os em metades e retire-lhes o caroço. Leve a lume brando com o açúcar e a água. Cozinhe até ponto-estrada. Retire do lume e reduza a puré.
Guarde em frascos bem fechados.
Opção:Substitua metade da quantidade da água por 1 dl de sumo de laranja e adicione 50g de amêndoa triturada.

terça-feira, 4 de março de 2008

Caril de frango


Ingredientes:
1 frango em pedaços
1 embalagem cebola picada (pus 1 cebola grande)
5 ml azeite
1 tomate picado
1 c. (sobremesa) caril
1 dl vinho branco
1 maçã
1 dl natas
1 c. (sopa) salsa picada
6 dl água
300g arroz
sal q.b.
Preparação:
Leve o frango a cozinhar com a cebola picada, o azeite, o tomate e o caril. Deixe refogar e verta o vinho branco. Corte a maçã em cubinhos, envolva-a no preparado anterior, tempere com sal e junte as natas. Rectifique os temperos e polvilhe com a salsa picada.
Leve ao lume um tacho com a água temperada com sal. Quando começar a ferver, acrescente o arroz e mexa bem. Deixe cozer cerca de 12 minutos. Sirva com o caril e decore a gosto.
Bom apetite!!!

sábado, 1 de março de 2008

Quiche de linguiça e curgete


Ingredientes:
1 curgete
2 linguiças
6 ovos
300g massa folhada de compra(utilizei fresca)
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1 cebola
50 ml azeite
3 dl natas
1 mini-beringela
manteiga, água, farinha, sal, pimenta e óregãos q.b.
Preparação:
Unte uma tarteira com manteiga. Corte a curgete em rodelas e escalde-a em água fervente. Corte também as linguiças em fatias na diagonal. Coza 2 ovos, durante 9 minutos. Arrefeça, descasque e corte em rodelas. Estenda a massa numa superfície enfarinhada e forre a tarteira. Pique os pimentos e a cebola e salteie-os no azeite. Acrescente a linguiça e a curgete. Tempere com sal, pimenta e óregãos. Coloque o recheio na tarteira. À parte, bata os ovos restantes com as natas e tempere com sal. Verta sobre o recheio e disponha a beringela, cortada em quatro. Leve ao forno a 180ºC, cerca de 30 minutos. A 10 minutos do final da cozedura, decore com as rodelas de ovo cozido e deixe finalizar.
ALTERNATIVA
Substitua a linguiça por farinheira