quarta-feira, 17 de junho de 2015

Para além de cozinhar... outra das minhas paixões: Plantas!!!


Olá!!!
Hoje não trago receita mas sim outra das minhas paixões... Plantas!!!
Se pudesse enchia minha casa de plantas mas, não pode ser pois depois fico muito triste quando elas morrem. Por isso prefiro que sejam menos mas, de boa saúde!
Esta em particular chama-se Lírio da Paz. E com o passar dos anos tem tido flores maiores, em maior número e a planta em si cresceu imenso!
Deixo-vos algumas características e cuidados a ter com esta planta...

Características
Muito conhecida também como Bandeira Branca, as espécies de plantas do género Spathiphyllum são nativas da região equatorial da América do Sul e atingem um porte máximo de meio metro de estatura, são muito utilizadas para a decoração por possuírem uma inflorescência durável, de tamanho avantajado e cor clara, o que as torna de bem fácil cultivo.
Como é de se notar pelo seu nome popular, a aparência de uma bandeira branca que as numerosas inflorescência dessa planta possuem faz com que essa planta seja muito relacionada com a paz, o que aumenta ainda mais a quantidade de pessoas interessadas em seu cultivo.
Curiosamente apenas a parte em forma de espiga de sua inflorescência é realmente uma flor, a parte branca que várias pessoas consideram como flor na verdade é uma bráctea, isso é, uma folha especializada que sempre acompanha a flor no intuito de destacá-la, uma vez que a flor dessa planta não possui odor para atrair os insectos polinizadores.

Cultivo
Onde e Como Plantar
Esta é uma planta acostumada a clima tropical, necessita ser plantada em local quente e húmido, com bastante incidência de luz, no entanto o sol directo queima suas folhas, graças a isso devemos utilizá-la em jardins protegidos por árvores maiores ou em vasos no interior das casas.
Felizmente graças a seu pequeno porte ela se adapta bem a vida envasada, lembre-se apenas de deixar um pouco de espaço vago no vaso se for fazer o transplante dela para preencher com mais terra preparada sem derramar. Já nos jardins é comum que se plante várias delas próximas umas as outras parar formar moitas floridas, revolva bem a terra antes do plantio e dê um espaço de pelo menos um palmo entre cada planta para que tenham espaço para crescerem.

Tipo de Solo
Faça uma mistura em seu solo de forma que tenha uma certa drenagem, leve acidez e abundância de nutrientes. Para isso aconselha-se a adição de areia grossa e adubo orgânico composto com húmus de minhoca ligeiramente ácido.

Como Cuidar
Nunca deixo o solo dessa planta secar, durante épocas mais secas do ano e principalmente durante seu crescimento, regue um pouco todos os dias. Durante as épocas húmidas e com a planta já adulta pode ser que leve mais de um dia para o solo começar a ficar seco, aí então cerca de três a quatro regas semanais serão suficiente.

Semestralmente pode-se fazer um reforço nos nutrientes da planta, adicionando um pouco mais de adubo orgânico e NPK de valores equilibrados ao solo, aproveite também para fazer uma poda de limpeza removendo folhas mortas e secas.

Continuação de uma excelente semana para todos/as!