sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A amiga que já fazia falta... Mandolina Handy da Tescoma

Foto retirada da net mas comprei igual a esta
Olá,
Após tentar fazer fatias finas de uma batata, com uma faca para uma receita, e sem um bom resultado final. Cheguei à conclusão de assim não chegaria a parte alguma e estava na altura de aquirir uma nova amiga: a mandolina!
Depois repeti a dita receita e não tem comparação a facilidade que foi... De facto já devia ter comprado à mais tempo pois é uma ajuda muito grande!

Deixo-vos uma pequena descrição da Mandolina Handy:
Ralador multiusos excelente para ralar, fatiar e cortar alimentos. As 5 lâminas e as 2 para batatas fritas pequenas ou grandes são fabricadas em aço inoxidável de excelente qualidade, enquanto que espremedor e as outras peças são em plástico resistente. Prevenido com um suporte de segurança para alimentos e uma base com superfície antideslizante que permite a sua cómoda utilização. Pode ir à máquina de lavar louça. 3 anos de garantia.

Beijinhos!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Delícia de Natal em qualquer altura... by "A Vida de Nessy"!


Foto da Vanessa


Olá!
A sugestão de hoje é esta bela tarte que pode ser feita em qualquer altura! 
Podem ver tudo aqui.
Sigam também no facebook e o blogue
Boa semana. 




Receita Doce

Delícia de Natal



Na verdade, esta delícia não é feita apenas no natal por estes lados...porque será?!

Esta receita tem 4 fases, base de bolacha, doce de bolacha, mousse de chocolate e chantilly (caseiro no meu caso), mas é super fácil.

  1.  Base de Bolacha - Ingredientes : 125 gr de manteiga + 1 pacote de bolacha Maria

    Picar as bolachas e quando estiverem em pó juntar-lhes a manteiga amassando à mão até ficar uniforme. Em seguida, forra-se a tarteira com a mistura pressionando com as mãos de modo a tapar completamente a tarteira e vai ao forno durante 10 minutos, aproximadamente a 180º.
  2. Doce de Bolacha - Ingredientes : 1 pacote de bolacha Maria + 2 pacotes de natas + 1 lata leite condensado

    Reduzir as bolacha a pó, misturar-lhes as natas e misturar bem com a batedeira e por fim, juntar o leite condensado até ficar tudo bem misturado. Deita-se o preparado na base já arrefecida.
  3. Mousse de chocolate - Usei das instantâneas em que é só seguir as instruções da embalagem.
     Assim que obtiver o creme, coloca-se por cima do doce de bolacha.
  4. Chantilly -  Por fim, o chantilly caseiro (retirado de uma das receitas do ( Chef Hernâni Ermida)  1 pacote de natas e 50 gr de açúcar.
     Pode-se pôr as natas no congelador durante uns minutos para ficarem bem frias, em seguida bater as natas até começarem a ficar espessas. Atingido este ponto junta-se o açúcar e bata-se até ficar em chantilly. Para finalizar, deita-se este em cima da mousse e vai ao frigorífico até servir ou até pode retirar um pouco antes.

    A decoração fica ao gosto de cada um.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Recordar... Risotto do Mar - 08-10-2011


Ingredientes:

1,5 litros água

2 cenouras pequenas, grosseiramente picadas

3 tomates, esmagados

1 folha louro

1 molho pequeno de salsa, deixar um pé inteiro e picar, finamente, as restantes folhas

1,5 kg de frutos mar variados (experimente salmonete-vermelho, tamboril, besugo, peixe-galo, bacalhau, mexilhões, camarões e um pouco de lulas ás rodelas)
1/2 bolbo funcho, finamente picado, reservar as ervas do caule

1 colher de chá sementes funcho

1 pitada malagueta seca picada

1 pitada fios açafrão

sumo de 1 limão

Ingredientes para o risotto:
1,1 litros caldo galinha, peixe ou legumes, conforme apropriado
2 colheres sopa azeite
1 noz manteiga
1 cebola grande finamente picada
2 dentes alho finamente picados
4 ou 5 pauzinhos aipo finamente picados
400g arroz de risotto
2 copos vinho branco
Sal marinho e pimenta preta acabada de moer
70g manteiga
115g queijo parmesão, ralado na hora


Preparação do risotto:
1ºpasso:
Aqueça o caldo. Ponha o azeite e a manteiga numa panela à parte, junte a cebola, o alho e o aipo e refogue lentamente durante 15 minutos sem deixar ganhar cor. Quando os legumes estiverem tenros, junte o arroz e aumente o lume.
2ºpasso:
O arroz vai, agora, começar a fritar lentamente, por isso continue a mexer bem. Passado um minuto, vai estar ligeiramente translúcido. Junte o vinho e continue a mexer. Quaisquer sabores mais acentuados do álcool vão-se evaporar e deixar no arroz um gosto saboroso.
3ºpasso:
Depois de o vinho se ter embebido no arroz, junte a primeira concha de caldo quente e uma boa pitada de sal. Baixe o lume para que o arroz não coza demasiado rápido. Continue a deitar conchas de caldo, mexendo para libertar o amido cremoso do arroz, deixando absorver o caldo completamente antes de deixar a próxima concha. Isto levar-lhe-á cerca de 15 minutos. Prove o arroz para ver se está cozido. Se não, continue a deitar mais caldo até os grãos estarem moles mas apresentarem alguma resistência à dentada. Não se esqueça de ir rectificando os temperos, cuidadosamente. Se lhe acabar o caldo antes de o arroz estar cozido, junte água a ferver.
4º passo:
Retire do lume e junte a manteiga e o parmesão. Mexa bem. Ponha a tampa no tacho e deixe repousar 2 minutos. Esta é a parte mais importante para se conseguir o risotto perfeito, porque é aqui que ele fica incrivelmente cremoso e pastoso como deve ser. Coma-o o mais rápido que puder, enquanto está com esta textura perfeita.  

Preparação do caldo:
Ponha a quantidade exacta de água numa panela com as cenouras, os tomates, o louro e o pé de salsa, deixe levantar fervura e junte os peixes inteiros, mas não o marisco. Deixe ferver suavemente durante 10 minutos, depois, tire cada peixe da panela e separe a carne das espinhas. (Se estiver a usar uma cabeça de bacahau, tente separar as caras, pois são a melhor parte!) Ponha o peixe de parte num prato; volte a pôr as espinhas no caldo e coza durante 15 minutos no máximo, retirando frequentemente a espuma que se forma à superfície. Entretanto, comece a fazer a receita básica de risotto branco, juntando o funcho, as sementes de funcho, a malagueta e o açafrão no primeiro passo da receita.


Passe o caldo por um coador para outra panela e deite fora as espinhas e os legumes. Junte a maior parte do caldo de peixe ao risotto, guardando um pouco para acabar o prato, e, quando o arroz estiver quase cozido, já perto do fim do terceiro passo, junte as lascas de peixe e os moluscos. Passados 3 a 4 minutos, os moluscos devem começar a abrir ( deite fora aqueles que ficarem fechados), depois retire do lume.


Como não se deve misturar queijo e peixe nos pratos de massa e de risotto, não vamos usar parmesão. Em vez disso, no quarto passo, quando juntar a manteiga, rectifique os temperos, salpique com um fio de azeite extra virgem e esprema o sumo de um limão.

Para servir, divida o risotto pelos pratos e regue com o resto do caldo do peixe. Salpique um pouco mais de azeite extra virgem e polvilhe com a salsa e as ervas do funcho picadas.

Bom apetite!



Nota importante:
As minhas desculpas a quem já tinha visto esta receita pois faltava um passo importante que me esqueci de colocar. Felizmente tive uma amiga que me alertou para o facto, assim sendo aqui fica a correcção. Obrigada Telma (Cozinha pra 3).

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Recordar... Tortilha - 29-01-08



Ingredientes:
300g batatas
600g bacalhau(migas)
1 cebola pequena
1 raminho salsa
1 dente alho
8 ovos
sal e pimenta q.b.

Preparação:
  • Lave as batatas e coza-as, com pele, em água temperada com sal duranre 15 minutos.Escorra e deixe arrefecer.Pele-as e corte às rodelas .

  • Escalde o bacalhau.Pique a cebola, a salsa e o alho para 1 recipiente e junte os ovos.Bata bem e tempere com sal e pimenta.Coloque as batatas e o bacalhau, de forma alternada, num prato refractário.

  • Verta os ovos por cima do preparado e leve a meio do forno a 180º C, durante 20 minutos.

É fácil e muito bom!!! Experimentem...

domingo, 24 de janeiro de 2016

8 anos... parece que foi ontem que publiquei a primeira receita! Parabéns "Segredos da Mimi"!


Olá!!!


Quero agradecer a todos/as que visitam, comentam ou simplesmente passam por este cantinho. Pois é por vocês que aqui partilho todas as minhas experiências, bem simples, mas feitas com muito amor e carinho que são ingredientes essenciais para um bom resultado final de qualquer receita! 


Tem sido anos de muita apredizagem, partilha e espero que assim continue!


Um excelente domingo!
Sejam felizes!  :)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Recordar... Tarte Surpresa - 31-01-2008



Ingredientes:

250g açúcar
100g farinha
50g manteiga
3 iogurtes tutti-frutti
2 ovos
2 laranjas
coco q.b.

Preparação:

Descasque as laranjas,corte 1 aos bocadinhos e a outra ás rodelas e reserve.
Bater o açúcar com os ovos.
Adicionar a farinha peneirada,a manteiga derretida, os iogurtes e,por fim,a laranja aos bocadinhos.Misturar tudo muito bem.
Colocar a mistura na tarteira previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Levar ao forno até ficar lourinha.Depois de fria, decorar com a laranja e polvilhar com o coco.


Bom apetite!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A amiga Maria Manuela fez a Focaccia Recheada!

Foto da Maria Manuela

Foto da Maria Manuela
Olá!
Hoje partilho as fotos de uma amiga que fez a Focaccia Recheada publicada aqui no blogue. 
É com muito gosto que partilho todas as receitas. Por isso fico muito feliz quando as vejo reproduzidas pelas amigas. E é com mais felicidade ainda que partilho convosco. 
Beijinhos!

Podem ver a receita aqui:
Focaccia Recheada com Atum e Queijo

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Suspiros de Limão by "A Vida de Nessy"

Foto da Vanessa

Foto da Vanessa
Olá!
Hoje trago vos a sugestão da Vanessa... estes deliciosos suspiros de limão! Podem ver tudo aqui.
Eu não resisto e vocês?!
Boa semana.

Suspiros de Limão

Hoje repito os meus suspiros de limão, porque é daqueles dias em que acordo a apetecer algo doce. Nestes dias, nada melhor que algo rápido, por isso aqui ficam os meus suspiros que desaparecem num ápice. Garanto-vos que à noite nem migalhas restam!

Ora bem, vamos precisar de 3 claras de ovos (podem congelar as gemas ou aproveitar para outra receita, amigas vamos evitar o desperdício), 280gr de açúcar e raspas de limão (podem substituir por raspas de laranja, essência de baunilha, ou nenhuma das opções, por exemplo).

 Em seguida, mistura-se o açúcar e as claras até ficar homogéneo , normalmente faço esta etapa já num recipiente próprio para ir a banho-maria, Uma vez que a nossa mistura vai estar 15 minutos em banho-maria, terminado o tempo, junta-se as raspas de 1 limão ou essência,se assim pretenderem, com a batedeira no máximo bater até ficar um creme espesso, em que tiramos uma colherada e o creme não pinga.

Para terminar, com um saco de pasteleiro ou com uma colher, colocar um pouco de creme do tamanho dos habituais suspiros, em cima de folha de alumínio num tabuleiro para ir ao forno entre 200º a 230º até ficarem levemente dourados.(5 a 10 minutos se o forno estiver previamente aquecido). Coloquei um pouco de raspa de limão por cima dos suspiros, depois de arrefecidos.

Espero que se deliciem tanto quanto aqui por casa com estes suspiros!

Partilhem os vossos suspiros e opiniões.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Momentos Dulcis #18 - Tarte Dulcis Mousse de Framboesa em Massa de Bolacha







Olá! 
Para começar a semana da melhor forma a minha sugestão de hoje é esta deliciosa tarte! 
Experimentei assim a mousse de framboesa da Dulcis, que é de facto uma delícia! Muito suave e saborosa em contraste com o crocante da massa, o resultado final foi divinal! 

Para obter este e outros produtos Dulcis basta fazer encomenda na loja online e utilizando este código"PALSIL154" têm desconto no valor total da mesma, não é fantástico?!
Não deixem de aproveitar esta oportunidade!
Boa semana!

Ingredientes:
Massa Bolacha
125g açúcar
125g margarina
1 ovo
250g farinha
Recheio
400ml natas
Decoração
Framboesas frescas

Preparação  da massa:
Bater bem a margarina com o açúcar, adicionar o ovo e por fim a farinha até obter uma massa homogénea. Pode reservar no frio um pouco antes de esticar ou fazer logo em seguida. Forre uma tarteira com a massa e leve a cozer a 200ºC até ficar douradinha (não deixe cozer demais para não ficar muito dura). Deixe arrefecer.
Entretanto prepare o recheio:
Bata as natas até ficarem firmes, envolva o preparado da mousse e bata por mais 30 segundos, reserve.
Depois da tarte já fria preencha com o recheio. Decore com Dulcis cobertura framboesa silver e termine com as framboesas frescas. Sirva bem fresca.
Bom apetite!

Nota importante:
Podem fazer em forma de tarte grande, tarteletes individuais ou colocar apenas em taças conforme podem ver nas fotos.

domingo, 17 de janeiro de 2016

A happy and...

Beijinhos. :)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Novidades by "A vida de Nessy"

Olá!
Querem estar sempre bonitas? 
Então não podem perder estas dicas, vejam tudo no blogue  "A vida de Nessy"
Beijinho e boa semana. 

Novidade - MAKEUP by Francielle Dias Rufino

Olá meninas, é com grande felicidade que vos dou a conhecer a primeira parceria de makeup, Francielle Dias Rufino, espero que vos agrade e que seja duradoura!


quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Momentos Dulcis #17 - Dulcidelícias para degustar! :)


Olá!
Vários sabores recém-chegados para fazer maravilhas dando largas à imaginação! 
Podem encontrar estes e outros produtos no site da marca, aqui.
Votos para que 2016 seja bem Dulcis! :)

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dia de Reis - Rabanadas!



Olá!!!

Desde já votos de um excelente 2016 para todos!
Por norma costumo sempre fazer rabanadas antes das festas simplesmente porque me sabem melhor. Mesmo porque depois o cansaço é tanto, que nem me aguento...
E hoje Dia de Reis, terminando assim as festas, repeti as rabanadas para me deliciar mais logo! 
Espero que tenham feito o mesmo, até porque um doce de quando em vez nunca fez mal a ninguém...
Desejo-vos um feliz Dia de Reis!!!

Ingredientes:
1 cacete rabanada 
leite q.b.
1 colher sopa mel
casca limão
pau canela
óleo para fritar
2 ovos inteiros

Para a calda:
250 g açúcar amarelo
600 g água
canela  em pó q.b.

Preparação:
Fatie o cacete e reserve. Coloque o leite numa panela com o mel, casca limão e o pau de canela e leve ao lume a aquecer. Passe as fatias de pão pelo leite e de seguida pelo ovo previamente batido. Frite as rabanadas em óleo quente. Deixe-as escorrer um pouco em papel absorvente e repita o processo até acabar o pão. 
Entretanto faça a calda... misture o açúcar, a água e a canela, deixe ferver uns minutos e está pronta.
Passe as rabanadas para uma taça de servir, regue-as com a calda e sirva!

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Parceria Nova


Olá!

Hoje dou-vos a conhecer a parceria com o blogue "A vida de Nessy"!
Não deixem de visitar e ficar a par de todas as novidades! Para já aqui fica a primeira. Espero que gostem!
Também no facebook, aqui!


Feliz Ano Novo
Hoje o blog faz um mês, contamos com mais de 5000 visualizações a nível mundial!


Obrigada a todos os que me seguem e aos que gostam das mensagens que vos deixo.

Desejo que 2016 traga muito mais seguidores, muito mais visualizações, mais destaque.

Posso prometer-vos empenho da minha parte para o blog ser um sucesso.

Resta-me desejar-vos um ano feliz, com saúde, amor, sorte e alegria, sem perderem as novidades na blog!


Feliz 2016!


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

E assim começa 2016... Obrigada "Segredos de Cozinha!"


Olá!!!

Fui comprar a revista "Segredos de Cozinha Nº 9 janeiro/2016" e vinham as receitas da Quiche de Cogumelos e Queijo e do Gelado-Pavlova lá publicadas. 
Fiquei tão contente que não podia deixar de partilhar convosco! 

E deixar os meus parabéns também à querida São Ribeiro do blogue "Rapa Tachos" e à Ana Antunes do blogue "A Cozinha da Anita" pelas iguarias delas, lá publicadas também! 
Quiche de Cogumelos e Queijo foi na "Segredos de Cozinha Especial Tartes e Quiches nº53/2015", Gelado-Pavlova foi na "Segredos de Cozinha nº3".

Boa semana para todos! :)

domingo, 3 de janeiro de 2016

Galette des Rois




Olá!!!

E assim terminam as festas com o Dia de Reis!
E apesar de todos os anos fazer a galette no trabalho confesso que em casa foi a primeira vez!!! :)
Espero que 2016 vos traga tudo o que desejam, beijinhos!

Bom apetite!

Ingredientes:
2 bases de massa folhada
125g de manteiga amolecida
125g de açúcar
125g de amêndoa ralada
2 ovos
1 gema


Preparação:
Misturar a manteiga com o açúcar até fazer um creme liso,
depois juntar a amêndoa e os ovos assim esta feito o creme que se chama frangipane.

Meter numa placa de ir ao forno um papel vegetal, por cima uma base de massa folhada,estender o creme no centro da massa de 1 cm de espessura e deixar 2 cm a volta da massa.

Meter por cima do creme a segunda massa, soldar os duas massas com os dedos para ficar bem pegada.
Com a gema restante juntar um pouco de agua, e pincelar a galette.
Com uma faca fazer ligeiramente umas cruzes por cima da galette.

Vai a cozer ao forno a 220°C durante 25 minutos.
Depois de cozida, sirva.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

As minhas metas para 2016...


... e as vossas quais são?!
Um excelente 2016!!!